segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Foge da aparência do mal!


  Esta orientação é simples de entendimento, desde de que usemos as lentes corretas. Digo isso pela simples razão de que, em nossa natureza humana,  somos hábeis em julgar pela aparência. A grande maioria aluga filmes ou compra livros pela capa e não por seu conteúdo. Compram produtos pela embalagem e não pela eficácia a que o mesmo se propõe,  e por ai vai. Assim é a humanidade em seus conceitos superficiais sobre quase tudo e por isso o nosso grande desafio é conseguir interpretar e seguir com segurança a orientação citada no título deste artigo. De antemão já digo que você não encontrará todas as respostas aqui pela simples razão de que o "mal" em questão não pode ser generalizado. A questão é que algumas pessoas apresentam menos ou mais dificuldades para lidar com certas coisas do que outras, logo o diagnóstico nem sempre será o mesmo. De qualquer forma o ponto de partida é estar consciente de que este "mal", e suas diversas facetas, em grande parte não se apresenta a nós de forma asquerosa, feia, terrível, nojenta ou com outros sinônimos que você possa encontrar para ele, pelo contrário uma de suas principais características é ser atraente. Este "mal" vai atrair o seu olhar e a sua atenção para ele e assim ele se mostrará no mínimo aceitável e ainda que você identifique algum nível de perigo, ele fará com que você acredite que é suficientemente capaz de dominá-lo e então prevalecer sobre ele. Na bíblia lemos que os olhos são a janela da alma. Tudo o que contemplamos é previamente filtrado em nossa mente e então é descartado ou é absorvido e hospedado no nosso coração. O problema está exatamente neste filtro, pois ele não poderá jamais ser construído segundo os padrões deste mundo, pois este mundo jás no maligno, logo nosso filtro será deficiente como se fosse uma peneira com uma malha bem fina que com o tempo vai se desgastando e começa a apresentar brechas tão grandes que já não conseguimos mais separar o santo do profano. A bíblia chama isso de mentes cauterizadas pelo pecado. Como deve ser então? Nosso filtro deve ser segundo a mente de Cristo, que não é deste mundo. Por isso lemos "Mas, transformai-vos pela renovação da vossa mente". Uma mente que foi renovada, em Cristo, se mostrará menos vulnerável a aparência do mal, é certo que não estará livre dele, pelo menos enquanto estivermos neste mundo, mas com certeza teremos maior segurança. Outra coisa importante a saber é que o nosso coração é enganoso. Em sua mente você pode "estar seguro" de muitas coisas, mas quando estas coisas vão ao coração é que você de fato saberá em que estado se encontra o seu filtro. Por exemplo, em meio ao cristianismo moderno há muita distorção no entendimento que se têm do que realmente é fazer a obra de Deus. Não entrando a fundo nesta questão, pelo menos não neste artigo, precisamos partir da seguinte referência: Se estamos inclinados a fazer a obra de Deus, não seremos os obreiros, mas sim as ferramentas para o realizar da Sua obra, porque é o próprio Deus quem vai agir por meio de nós. Não haverá méritos próprios, tudo é dEle, por Ele e para Ele. Logo, nossa disposição deve ser fundamentada no fazer o que deve ser feito porque O amamos, e não por mero prazer carnal que em outras palavras pode ser subentendido como desencargo de consciência religiosa.

Vou citar como exemplo um testemunho próprio.
Há um grande mal não aparente, mas muito sutil, o qual identifiquei rondando o meu coração. Quando comecei a percebê-lo vi que ele estava já há um bom tempo hospedado ali e por incrível que pareça convivíamos muito bem até que realmente decidi trocar o filtro, decici renovar a minha mente. Foi ai que eu comecei a ver que o mal que eu tanto alimentava no meu coração havia crescido tanto que se mostrou para mim como um monstro. Eu sabia que precisava destruí-lo de qualquer jeito, pois além dele estar me consumindo ele usurpava a honra e a glória devida unicamente a Cristo. Este mostro age de inúmeras formas, o seu nome é orgulho. A natureza humana está sempre em busca de aprovação, de aceitação. Sentimos prazer quando nosso ego é massageado. Amamos a doce melodia dos elogios no compasso dos aplausos. Como é bom ser iluminado com os holofotes dos olhares a nossa volta. Sim, eis aqui uma das belas faces da aparência do mal empregando todos os seus esforços para nos promover prazer carnal.
Recordo-me, quando em outros tempos, me via com um microfone na mão pregando belos sermões minuciosamente articulados. Aqueles glórias e aleluias eram o sinal, estou sendo aceito! Quando eu descia da "palco sagrado" eu sabia o que viria depois: cumprimentos, abraços, sorrisos e frases do tipo "Você é um homem de Deus!" "Nossa que mensagem do alto!" e por ai vai... A cada campanha, cada evento eu saia mais e mais inchado, mas nunca era o suficiente e o meu coração enganoso me dizia: Você tem tudo para voar muito mais alto!
Me iludi com isso durante muito tempo, até o dia que de fato me encontrei com o Jesus que eu tanto pregava e então pude começar a ver a minha própria cegueira e nudez. Naquele instante as unicas palavras que ecoavam dentro de mim diziam: Você está retendo o que é meu!

Bom, desde então tenho procurado fugir desta aparência do mal. Confesso que pra mim é como andar diariamente numa linha tênue pois o que faço me expõe naturalmente. Por varias vezes passou em meu coração encerrar as atividades deste blog, mas em meio a tantos emails recebidos diariamente eu as vezes me deparo com algo assim: "Agradeço muito pelo Senhor ter aberto meus olhos e me libertado desta prisão, através do meu irmão e através de vocês! Que o Senhor derrame em vocês toda graça e abençoe grandemente mais e mais, pois agora que foram abertos meus olhos e ouvidos e se eu guardar e praticar a nova aliança creio que nos veremos na glória! Paz do Senhor queridos irmãos!"  
Testemunhos como este, onde Ele é exaltado e não a ferramenta em questão, pois só Ele é quem pode nos abrir os olhos, são para mim o salário que a bíblia diz que receberíamos por trabalharmos para o Senhor, de fato isso não tem preço. É a comida que alimenta a nossa alma, mencionada por Jesus aos discípulos na passagem com a mulher samaritana.
Concluindo, irmãos, tenhamos muito zelo com aquilo que dEle recebemos, pois esta aparência do mal é arbitrada por ninguém menos que aquele que em sua mediocridade iludiu-se que poderia usurpar a glória de Deus e ele fará de tudo para nos induzir ao mesmo erro e uma de suas frases de efeito é esta: Não vejo mal algum nisso!

"Pois quem te faz diferente? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias como se não o houveras recebido?" 1Coríntios 4:7

Oremos para que o Senhor nos dê olhos para dicernir entre o santo e o profano. Lembremos que Jesus realizou a vontade do Pai, mas teve que aprender por meio daquilo que padeceu. Quando nos esvaziamos é quando Ele recebe de fato toda a glória, e se desejamos ser cheios, que sejamos cheios do Seu Espírito Santo.

3 comentários:

Anônimo disse...

O ICP (Instituto Cristão de Pesquisas) tem Acusado e Classificado os Irmãos como Seita.
Veja Artigo(Revisado): "Heresias de Witness Lee? Acusações do ICP" em UmNovoOdre.BlogSpot.com que expõe as mesmas, a Fonte que originou estas acusações e o Responsável pelo mesmo, tratando cada uma delas de forma Imparcial.
Acesse Já!

Ir. Leandro Poubel
Rio de Janeiro
UmNovoOdre.BlogSpot.com
osirmaosnacidaderj.com.br

Anônimo disse...

“Silas Malafaia (Maçon?) ataca Igrejas nos Lares!”
Recentemente, Silas Malafaia, pregador evangélico pentecostal brasileiro que se utiliza da televisão para divulgar suas mensagens e vender seus livros bradou que as igrejas nos lares não devem ser adotadas pelos cristãos brasileiros, por conterem erros bíblicos-doutrinários. Ele erra, pregando contra as bíblicas igrejas nos lares.
Sua pregação contra as igrejas nos lares abordou principalmente dois pontos: a questão da necessidade do pastor como chefe/autoridade de uma igreja, e do edifício-templo, como local consagrado a Deus. Segundo esse pastor televisivo, esses “ingredientes” são indispensáveis para que uma igreja seja “de Deus”. Será?
Veja este Artigo e Foto dele em uma Loja Maçônica!
Acesse Já:
UmNovoOdre.BlogSpot.com

Rosimary Vasconcelos disse...

Amados irmãos de Piçarras,adorei seu artigo e mais ainda de conhecer mais este blog,que em 2012 possamos compartilhar muitos posts,aproveitem estes dias ao lado daqueles que amam.


http://wwwserenissima.blogspot.com/

Postar um comentário

 
;